quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Trabalho tópico 4

Acessibilidade Web



     Esta questão da acessibilidade está sem dúvida diretamente relacionado com os aspetos abordados nos  tópicos anteriores, principalmente o do Design Universal na Aprendizagem e o da Inclusão de alunos com NEE nas escolas regulares.

Para este trabalho, decidi efetuar algumas pesquisas em diferentes tipos de sítios da internet e utilizar dois simuladores de verificação e validação de acessibilidade.
Procurei fazer a pesquisa em 2 tipos de categorias de sítios:
- Serviços/compras on-line;
- Organismos públicos.
Dentro de cada uma das categorias foram analisados 2 sítios cujos resultados se transcrevem.


Ao analisar este quadro é possível verificar que existem diferenças na deteção, análise e apresentação dos erros, apesar de, em ambos os sítios, serem dadas indicações precisas sobre o tipo de erro encontrado e a forma de o corrigir.
O tornar as páginas da internet mais acessíveis, passa sobretudo pela atenção e predisposição que os seus criadores possam ter relativamente a estes aspetos, assim como a divulgação que possa ser feita desta necessidade e funcionalidade. Se pensarmos na diversidade que existe em termos de acessibilidade e se pensarmos que por exemplo, até a própria acessibilidade do Windows não é normalmente conhecida e posta em prática, não será difícil concluir que um longo caminho há ainda a percorrer nesta área.


Por curiosidade verifiquei vários sítios dentro das mesmas categorias e apenas num encontrei o símbolo do certificado de acessibilidade, da  UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e, num outro, o símbolo que indica este sítio está em conformidade nível AAA com as Directrizes de Acessibilidade Web (WAI) versão 1.0 conforme validação recorrendo aos avalidadores de acessibilidade disponíves em W3C     WAI Web Accessibility Evaluation Tools.

Após esta pesquisa o que se entende então por acessibilidade?
Segundo o sítio http://www.acessibilidade.net/web/, “a Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos. Envolve o Design Inclusivo, oferta de um leque variado de produtos e serviços que cubram as necessidades de diferentes populações (incluindo produtos e serviços de apoio), adaptação, meios alternativos de informação, comunicação, mobilidade e manipulação [Francisco Godinho, 2010].”
Neste sítio é chamada a atenção para outro símbolo importante e raramente visto nas páginas da internet que percorri, que é o Símbolo de Acessibilidade na Web.

Esta é uma área para a qual nem sempre estamos atentos, nem mesmo os organismos e serviços públicos a que qualquer cidadão deverá ter acesso.
Um dia quem sabe, teremos os sítios da Internet, nomeadamente os do Governo, dos organismos públicos e dos serviços, acessíveis a todos os cidadãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário