quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Comentário final de autoavaliação



 A minha participação nesta formação contribuiu fortemente para aumentar e diversificar os meus conhecimentos sobretudo de duas formas:
- Pela utilização de ferramentas novas e diversificadas;
- Pela consulta dos trabalhos realizados pelos outros formandos.
Relativamente à primeira a aprendizagem foi feita de uma forma agradável, através da experimentação, com avanços e recuos até alcançar o produto final.
Quanto à segunda penso que a obrigatoriedade de fazer um comentário a todos os trabalhos dos colegas, foi muito boa, mas lamentavelmente, a minha limitação temporal impediu-me de cumprir este objetivo.
Ambas as formas são para mim ótimos processos de aprendizagem e autoformação e contribuirão para a diversificação e enriquecimento dos materiais que irei construir para utilizar com os meus alunos.
Relativamente às minhas condicionantes, além da minha disponibilidade ter limitado uma maior abrangência nos conhecimentos que adquiri, senti, sobretudo no início do curso, duas outras limitações:
- Desconhecimento de alguma linguagem informática;
- O facto de parte dos conteúdos ser em Inglês.
Estas dificuldades foram-se dissipando ao longo do curso, quanto à primeira, depois de concluir a tarefa facilmente percebia que o que me tinha sido pedido de uma forma “estranha” se resumia a determinada tarefa já familiar.

Quanto à segunda foi no decorrer do próprio curso, sobretudo no tópico 4 - Acessibilidade Web, que percebi que existiam funcionalidades que também eu poderia usar de modo a tornar os conteúdos Web mais acessíveis, como o colocar legendas nos vídeos do YouTube.

De uma forma global o balanço que faço é bastante positivo e penso que terá toda a conveniência ser mantida a acessibilidade aos trabalhos realizados pelos colegas para que em qualquer momento, possamos aceder-lhe e continuar o nosso processo auto formativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário